voltando a doar sangue, depois de muito tempo

On November 27, 2008 by miki

finalmente, depois de meses tentando sem conseguir, fui doar sangue. acabei de chegar.

há um tempinho venho pensando a esse respeito, uma maneira de expandir (um bocadito) meu plano maligno de dar a minha contribuição “para um mundo melhor”.


[a prova do crime, com participação especial do haku]

a saga começou no meio do ano, quando eu decidi que ia começar a doar sangue regularmente. primeiro, eu não conseguia definir critérios de escolha de onde doar. troquei idéias com a pri, minha amiga médica, mas como eu mesma não sabia o que queria, ela não pôde me ajudar (coitadinha, acho que eu a deixei confusa :-p. desculpa, pri!).

agora, a idéia clareou e o critério que eu queria e não achava era doar onde houvesse mais necessidade. onde seria mais crítico? onde as pessoas fossem pobres e tinham menos acesso às informações? em uma instituição pública como o pro-sangue, haveria uma espécie de banco central que poderia fazer uma distribuição mais racionalizada na rede pública de hospitais?

como já tinha enrolado um tanto, fui atrás da fundação pro-sangue e descobri que a doação era feita no HC (portanto um lugar de fácil acesso) e gostei porque você pode agendar a sua doação.

feliz e pimpona, lá fui eu unindo o útil ao agradável: precisava aparar a juba e o benê fica pertinho do HC. ia matar dois coelhos numa cajadada só.

tudo ia bem, agendei, fui ao cabeleireiro, apressei-o porque tinha hora marcada, mas quando cheguei lá… a doação só pode ser feita com documento de identidade original. fiquei bem chateada… indignada seria a palavra melhor.

mas não deveria ter ficado, não é mesmo?

bom, enfim, mais tempo se passou e sempre era uma coisa e outra que atrapalhava e antes de ontem, nem sei bem por que, lembrei-me dessa história. eu já tinha verificado que poderia doar sangue no hospital samaritano, outro lugar de fácil acesso e, então, decidi que dessa semana não passava.

o procedimento foi rápido, fácil, seguro e não me senti mal. e ainda fui agraciada: ontem foi o dia do doador de sangue e, por isso, nessa semana, eles estão presenteando os doadores. ganhei um par de havaianas, ingresso para o cinemark e bolo de nozes (que amo e estava particularmente bom!).


[agradinhos]

estou feliz por ter conseguido pôr em prática mais essa açãozinha na minha vida.

aproveito e já vou deixo agendado no meu calendar a próxima doação.

descobri que há um outro tipo de doação: aférese, que é a doação de plaquetas e pode ser feita até semanalmente, se o doador se dispuser. as plaquetas são utilizadas por pacientes em tratamento quimioterápico, por exemplo. o processo é mais demorado: entre uma e duas horas porque você é conectado a uma máquina que retira apenas as plaquetas, mas você deve ter doado sangue na instituição ao menos uma vez e pesar, no mínimo, 60 kg.


[o bolo de nozes maravilhosinho]


PARA DOAR SANGUE, VOCÊ DEVE:
 
– ter entre 18 e 65 anos.
– ter peso acima de 50 quilos.
– não ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres)
– não ter recebido sangue ou derivados há menos de 5 anos.
– não estar grávida ou amamentando e esperar até o 3º mês após o parto para fazer a doação.
– não apresentar estado gripal ou febre nos últimos 7 dias.
– não ter realizado tratamento odontológico recentemente.
– não doar sangue se fez tatuagem há menos de 1 ano.
– não doar sangue se faz uso excessivo de bebida alcoólica ou se ingeriu álcool 12 horas antes da doação.
– não comparecer em jejum.
– evitar alimentos gordurosos 2 horas antes da doação.
– não ser portador de diabetes dependentes de insulina.
– não doar sangue se faz uso de medicamentos como: anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos. O uso de demais medicações será avaliada individualmente.
– intervalo de 3 meses para cirurgias de pequeno porte e 6 meses para cirurgias de grande porte.
– não ser portador de Hipertensão Arterial Grave.

ah! e não faça como eu: não se esqueça de levar um documento original!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *