Gateau de batata e alho-porró

Gateau de batata e alho-porró

[foto por Gumpa]

Ingredientes
» 3 batatas médias
» água
» sal a gosto
» 1 xícara (chá) de leite
» noz moscada ralada na hora a gosto
» 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
» 1 dente de alho picadinho
» 1 alho-porró picado em rodelas
» 25g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer
Descasque as batatas e pique em rodelas de cerca de 1 dedo de espessura. Coloque em uma panela (de preferência grande e de fundo grosso). Acrescente água apenas o suficiente para cobrir levemente as batatas e salgue. Tampe, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para que as batatas não grudem no fundo da panela.

Quando as batatas começarem a ficar macias, mas ainda estiverem um pouco cruas, acrescente o leite e a noz moscada. Mantenha a panela destampada e desligue o fogo assim que elas ficarem al dente. Reserve.

Em outra panela, refogue o alho com um pouco de óleo e acrescente o alho-porró, mexendo continuamente. Refogue até que o alho-porró fique transparente.

Em um refratário, monte camadas de batata e alho-porró, acrescentando um pouco do caldo do cozimento da batata (não faça como eu, sob o risco de as batatas ficarem moles demais ou afogadas no leite!). Por último, salpique o queijo ralado e leve ao forno moderado pré-aquecido.

Sugestão
Ótimas para acompanhar uma bela carne suculenta grelhada ou um filé au poivre. Também deve ficar bom com peixes, mas acho que, neste caso, eu diminuiria a quantidade de queijo, em prol do sabor delicado do peixe.

Serviço
Eu peguei duas receitas parecidas e inventei a minha própria (sim, eu sou terrível :-p). Uma delas é de um livro que eu adoro chamado “Manual de sobrevivência do anfitrião inexperiente” de Celia Ribeiro.
A outra é do site do Charlô.