Os 3 Rs

On September 4, 2006 by miki

Ando tentando colocar em prática os 3 Rs da sustentabilidade, ou seja: reduzir – reutilizar – reciclar.

Na prática, isso quer dizer que, se você puder, deve reduzir o consumo das coisas. Não tendo como reduzir, tente reutilizar e, só em último caso, recicle.

Fico mortificada com a quantidade de lixo que geramos no dia-a-dia. Acho que o artigo do Niall Ferguson me deixou um pouco aturdida… eu já reciclo meus lixinhos há algum tempo. Antes, era bem mais trabalhoso, pois eu não tinha onde levar, então juntava uma montanha e levava pra Araraquara, onde meus pais têm um posto de coleta no bairro. Fiquei felicíssima quando o Pão de Açúcar implantou o lindo projeto de coleta seletiva que integra a população de catadores. Fantástico.

Porém, a questão da geração de lixo em si me incomodava, mas acho que ficou gritante depois de eu ter lido o artigo do Ferguson. E isso foi bom, pois tenho ficado atenta para reduzir o máximo possível. O que ele fala sobre comida excessivamente embalada me chamou muito a atenção e tenho procurado reduzir principalmente aí:

» Quando vou a restaurantes, procuro pedir bebidas que venham em embalagens retornáveis (tomo água no Torde e no Piola da Vilaboim por exemplo e guaraná no Aska)

» Tenho evitado comprar aqueles tomates italianos em lata. Compro tomates frescos e “despelo” (sei lá se existe essa palavra :-p) na hora. O bom é que eu achava q era mó difícil e descobri q é mó fácil!

» Tenho pensado em alternativas para alimentos “excessivamente embalados” e/ou que gerem muito lixo como barrinhas de cereal ou iogurte. O iogurte, testei uma receita ontem, gostei bastante do resultado, vamos ver se o gumpa topa! Para as barrinhas de cereal, testei uma receita da Valentina, q tb ficou bem razoável (essa o gumpa já aprovou :-D). A receita do biscoito vai pro ar em breve!

» Levo a caixa de ovos na feira para “reabastecer”

» Compro mel em garrafas de 1l (ao invés de comprar potes pequenos)

Eu sei que é muito pouco… mas pelo menos é um começo :-D!


5 Responses to “Os 3 Rs”

  • querida, agora que vi seu post! realmente, pensamos bem parecido, né? gostei muito da idéia dos tomates e dos biscoitinhos. vou aderir. beijo

  • dadivosa, que bom!

    fazendo um trabalho de formiguinha, quem sabe consigamos com que mais pessoas adiram (nossa, essa conjugação soa estranho!) à causa.

    gosto muito de ouvir a cbn e tem um comentarista de meio ambiente chamado sérgio abranches que, uma vez, disse: “a natureza vai cobrar seu preço” e eu penso exatamente como ele. o homem tem destruído a natureza indiscriminadamente. mas, uma hora, a natureza vai cobrar seu preço. e quem vai permanecer no final? pode levar uma quantidade inimaginável de anos, mas a natureza, que é sábia, vai se recuperar. já o homem…

    bjs e obrigada pela visita!
    miki

  • parabéns pela a sua iníciativa mto bem prapárada emto legal !!!
    *um dia eu ainda terei uma idéia como essa vc sabe q vc é d+ parabéns mesmo*
    meus votos de perabenização pra ti vc é uma recicladora exelente !
    adorei a idéia do tomatinho e dos biscoitos etc…
    mil bjs parbéns pela idéia

  • oi..sou pesquisador do tema marketing sustentavel. vou adicionar voce ao meu blog
    ;O)
    http://www.tapioca.adm.br
    abraços
    cabral.

  • olá, alexandre!
    fico feliz que tenha gostado do blog, obrigada por me linkar.
    no entanto, devo lhe avisar de que o blog anda meio paradinho o.O
    abraços e boa sorte com o seu grupo de orientação e estudo, muito bacana a iniciativa,
    miki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *