o mundomiki saiu para se realimentar criativamente

On November 20, 2008 by miki

quando, há oito meses atrás, me impus o desafio de escrever e ilustrar a história “em busca do sonho perdido“, eu não imaginava que passaria tanto tempo dedicada a ele. foram 28 capítulos, vários com mais de um ato, que resultaram num arquivo .doc de 87 páginas só de texto.

há umas quatro semanas atrás, com o conto em vias de terminar, comecei a pensar no que escreveria em seguida. foi aí que comecei a me desesperar. bateu uma crise criativa, nada do que eu pensava parecia pertinente, fiz brainstormings (comigo mesma, já que trabalho só), revirei velhos cadernos com idéias antigas rabiscadas, me forcei a pensar em algo, mas… nada. comecei a me desesperar. depois de algum tempo, até encontrei um assunto que me pareceu adequado, mas não conseguia desenvolver.

foram três semanas de auto-tortura. no final de semana retrasado, porém, com o apoio e carinho dos amigos, finalmente eu “me permiti” desvencilhar da cobrança e pressão que eu estava fazendo sobre mim mesma. ocorre que isso é um processo cíclico, eu sei que é normal acontecer uma espécie de “depressão pós-parto” depois que acabo de parir uma obra, mas, mesmo que eu saiba que funciona assim comigo, é difícil não me desesperar.

sei que agora preciso me realimentar criativamente e deixar “olhos e ouvidos abertos e atentos” para que quando a próxima sementinha aparecer, eu não esteja tão absorvida com o desespero que a deixe passar sem nem perceber.

é tempo de ler, assistir filmes, voltar os olhos para a minha biblioteca, ver exposições (há muitas aqui em sampa que quero ir), abraçar amigos queridos e bater papo, cozinhar, bordar, cantar, pintar, desenhar…

também quero pensar em que rumo darei para o mundomiki daqui para a frente. desde o seu nascimento, fui corrigindo a rota deste projetinho amado, aprendendo com o que eu não conhecia, mudando de idéia, mas sempre tentando manter uma certa coerência – se não a olhos vistos, ao menos interna.

a idéia de escrever e ilustrar um conto nasceu principalmente porque eu cheguei à conclusão de que não conseguiria sobreviver apenas da adoção das bonecas (ao menos não da maneira como eu gostaria que fosse: numa cadeia produtiva justa e onde o consumismo fosse pensado lucidamente e não impulsivamente).

ademais, tenho um sonho de que o mundomiki seja um projeto onde eu possa dar a minha contribuição para um mundo melhor. para isso, imaginei que poderia escrever e ilustrar histórias que fossem inspiradoras e pudessem mudar a vida das pessoas (nem que fosse só um pouquinho) para melhor. além dessas publicações próprias, eu poderia trabalhar em publicações relacionadas com educação, orientação ou quaisquer projetos que pudessem amplificar uma boa idéia.

bem, esse é o meu sonho que está plantando no jardim das mikokeshis =).

agora, é hora de fazer um balanço e traçar os rumos do mundomiki.

assim que a sementinha aparecer no bico do passarinho na minha janela, venho correndo avisar vocês do que acontecerá em seguida.

por enquanto, agradeço muitíssimo a todos que passam por aqui sempre ou de vez em quando. com vocês, é muito mais divertido e inspirador seguir em frente!

beijos fofos e com muito carinho da
miki

meus agradecimentos especiais à pat k., gumpa, flavito e adriana p. (f).



10 Responses to “o mundomiki saiu para se realimentar criativamente”

  • Miki
    Há milhares de anos, no tempo da Terra mas não no Tempo Real do Universo, que o nosso mundo trabalha excessivamente a energia yang – tudo para fora, tudo em direção à atividade externa. Mas é um movimento que começa a mudar no planeta – o yang começa a declinar e o yin começa a crescer. Essa cobrança de “o que fazer agora” é de muitos, que não estão entendendo ainda a mudança, a necessidade.
    Uma vez me contaram a história de que muita coisa ruim não aconteceu na Terra por conta do trabalho de vários monges que se dedicaram exclusivamente à meditação e a irradiar a paz e o amor sobre a Terra. E me dei conta de que tudo é trabalho, mesmo que se realize internamente e que, possivelmente, os mais difíceis sejam estes anônimos e silenciosos.
    Sempre, mesmo no mais profundo silêncio, você estará dando sua contribuição para o Universo. Só de você existir, é assim.
    Em união
    Miriam

  • Miki querida, o mundo já é melhor, pois existe um outro mundo [lindo, doce, seguro, consistente] criado por você onde podemos nos refugiar.
    Desejo que os passarinhos cheguem logo na sua janela, muitos passarinhos para conseguirem carregar as toneladas de sementes que virão.
    Descanse, quando menos esperar vai acordar com bicadinhas e ciscadinhas na sua janela.
    beijo
    Flavito

  • Mikita querida, fofa “nível Samuel”,
    Espero que as idéias malucas de suas amigas rendam muito trabalho e prazer para nós três daqui pra frente.
    O time é maluquito, mas muito bom, acho que vai dar certo!!
    Portanto, descanse bem para o trabalho que vem pela frente.
    Beijosss
    Mari

  • Miki, estive esse tempo todo acompanhado a tua trajetória, quietinha… aqui do meu cantinho. Espero que logo apareçam os passarinhos com uma variedade incrível de sementinhas e que você sabiamente fará germinar e florescer!
    Enquanto isso, aproveite o tempo… ;-)
    bjs,
    Silvia Miazaki

  • Brilho da lua ô-ô ô, noite é bem tarde/ Penso em você, fico com saudade’
    Durante o tempo em que o mundoMiki dá uma voltinha, os passarinhos estão de olho na sua janela. ‘Piu, é ela, é ela, é ela! Piu!’ :)
    É o kerokero na foto do email? hihi
    Um beijo sabor… sabor… sorvete de cereja – faz tempo, né! (você viu o novo gmail com cherry blossom? – pensei em vc) ‘Brilho da lua ô-ô ô, noite é bem tarde/ Penso em você, fico com saudade’
    Sempre, P.

  • miriam, a cobrança para produzir o tempo todo é muito grande nos dias de hoje, não é mesmo? tão grande que quando ficamos mais do que 15 minutos sem ocupar o nosso tempo parece que alguma coisa está errada. muito bonita a história que você contou aqui. se cada um desse um pouquinho de paz e amor para o próximo, o mundo seria um lugar muito melhor. obrigada por acompanhar o mundomiki com tanto carinho =).

    flavito, fico feliz que tenhamos nos encontrado tão sem querer por aí nas curvas da internet hihi. obrigada por tanta delicadeza, suavidade e carinho.

    mari, quando eu conhecer samuca, vou amassar tanto ele que ele nunca mais vai querer me ver pela frente hihi. estou muito feliz por você, por seu momento de vida e feliz também que voltaremos a trabalhar juntas, mas, desta vez, num projetinho só nosso!

    silvia! mas que surpresa! fico muito feliz que você estivesse espiando tudo de longe e tenha aparecido agora pra me contar! espero que esteja tudo bem por aí com vc, o maridão e as meninas ^.^

    pat pat fofa fofa hihi adorei a imagem dos passarinhos me esperando na janela! é sim o kerokero hihi, ele não é fofo? não vi o cherry blossom. não gosto do gmail, pra mim ele é uma necessidade e procuro passar o menos tempo possível por lá hihi.

    beijos sabor framboesa fresca no pé contra um céu lindo de verão!
    love, miki

  • vc, como tudo o que vc faz, é especial de um jeito muito especial que só as pessoas especiais tem!
    sua inquietude é sua bússola! o mundo todo te espera!

  • querida biti, obrigada pelas palavras de carinho! fico toda cheia por você me ter em tão alta cota!
    um beijo cheio de admiração dessa sua fã,
    miki

  • miki, tenho certeza que depois dessas “férias” muitas outras delícias vc vai trazer pra nós !
    ah, nas suas andanças pelas exposições, veja meus bolos/esculturas de crochet na choque cultural …
    beijos !

  • tks, márcia!
    bjs, miki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *