capítulo 7 do jardim dos sonhos

On August 7, 2008 by miki

é sempre uma alegria poder escrever para alguma audiência e ter a oportunidade de ouvir algo dela é infinitamente melhor. porque o trabalho do artista é tão solitário que você, muitas vezes, fica em dúvida se o texto está claro, se não exagerou aqui ou acolá, nesse ou naquele aspecto, se não está aborrecendo o leitor, se não pesou a mão demais…

com “o jardim dos sonhos das mikokeshis” que se encerra hoje para o Brincando na Rede, tive a felicidade de poder ouvir sugestões de como continuar a historinha das próprias crianças que visitam o site. ali, havia de tudo um pouco: sugestões elaboradas e sem um único erro de português que estava na cara que foi o pai ou a mãe que “colaborou” em nome da criancinha de 5 anos; “toques” do tipo: você devia colocar mais aventura, mais ação, mais romance, mais suspense (rs); elogios; xingamentos; coisas engraçadas como: “comeram tanto que ficaram enzoados” (hihi, adorei enzoados!). mas o que eu mais gostei foi de ver algumas contribuições onde a criança realmente fazia um esforço para escrever, desenvolver a história. coisas assim são muito gratificantes e eu tinha vontade de pegar essa criança pela mão e poder instigar ainda mais a sua curiosidade e a sua criatividade!

olhando em retrospecto, também fiquei muito feliz em ver uma evolução nas minhas ilustrações. o que, por outro lado, me deixou um pouco insatisfeita com algumas das ilustrações do começo porque eu fiquei achando que elas estavam muito parecidas ^^.

poder escrever a história pregressa das mikos me fez aprofundar a pesquisa sobre cada personagem: o início do meu trabalho sempre é delinear a personagem e daí sai todo o resto. mas, conforme o trabalho vai evoluindo, vou enriquecendo essa vida com detalhes. foi o que aconteceu aqui. também foi curioso que esse delinear mais marcado colaborou e contaminou o conto que estou escrevendo aqui no blog das mikos (em busca do sonho perdido) e vice-versa!

bem, é hora de dizer tchau, mais um livro escrito, página de livro virada… dá uma tristezinha mas também um orgulho e aquela sensação boa do “dever cumprido”.

e que muitas outras historinhas possam vir!

agradeço, do fundo do coração, a rê bortoleto por ter me proporcionado essa oportunidade!

e, ah, sim!

» se você quiser ler o capítulo final, vai aqui
» não deixe de conferir também a capa do conto!


7 Responses to “capítulo 7 do jardim dos sonhos”

  • parabéns pelo trabalho, miki!
    ficou ótimo! obrigado!

  • “O meu sonho é um monte de sorvete,” acho que esse foi o mais autêntico! rs

    Que bacana poder ter um feedback das crianças! Deve ter sido uma ótima experiência, espero que tenha uma sequência…

    Beijos!

  • @fá, obrigada!!! espero q vc tenha se divertido ^^

    @karen, outra coisa q eu adorava eram esses comentários “cabeça-gorda” das criancinhas. a outra pediu “uma fábrica de chocolate SÓ PRA MIM” hihihihihi. acho q ela teria dor-de-barriga ^^

    bjs, queridos!

  • vou sentir saudades de receber os e-mails das mikokeshis …
    continue mandando notícias delas, please.
    beijos, linda pessoinha!

  • voltei …
    tinha lido a estória aos pedacinhos, li agora de novo o “livrinho” inteiro e adorei mais ainda. me fez um bem que vc nem imagina.
    obrigada, linda Miki, esta velha/criança vai dormir feliz !
    beijos muitos ♥

  • Que coisa mais fofa! Parabéns pelo trabalho, Miki!

  • oi, marcia!!! fico muitíssimo feliz q vc tenha gostado! e, olha, o livrinho do “jardim dos sonhos das mikokeshis” acabou, mas “em busca do sonho perdido” continua, então, não fique triste, pois as mikos continuarão mandando notícias!

    bia, é sempre bom ter você e as meninas, por perto! espero que vcs tenham gostado do continho que acabou!!!

    beijinhos a todas, miki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *