mundomiki no folha obara!

On June 17, 2008 by miki

Fiquei muito feliz quando a querida Karen, amiga que conheci através dos blogs de culinária, perguntou-me se eu não gostaria de participar de uma seção chamada “Perfil” do Folha Obara, jornal onde ela é redatora.

Folha Obara é um jornalzinho quinzenal, destinado à comunidade de nipo-descendentes que circula na região de Campinas, Sumaré, Indaiatuba e Piracicaba.

Em uma época em que eu andava bem desanimada com a história toda do ateliê – isso antes de o mundomiki nascer – comecei a blogar furiosamente. Engraçado a história do blog ter aparecido tardiamente em minha vida. Afinal, trabalhei durante 8 anos no mercado de Internet e, apesar disso, não tinha conseguido, até então, interessar-me em escrever o meu próprio blog. Fiz pesquisas, criei uma conta, mas isso tudo foi mais no intuito de entender a ferramenta como parte natural do meu trabalho do que como “usuária” (que é o jargão que se usa para designar aquele que utiliza o produto/serviço em questão).

Depois, pensando bem, tirei minhas próprias conclusões sobre o “causo”. Como me sentisse muito só (trabalham me, myself and I no ateliê ;-), encontrei no blog uma janela para o mundo. Muito embora eu sempre tenha escrito (e continue escrevendo), num primeiro momento, para mim mesma, obviamente existe a vontade de que outras pessoas leiam. Porém, é muito mais um convite desinteressado do que qualquer outra coisa. É por essa razão que não faço esforço para divulgar maciçamente meus blogs pessoais. Gostaria que quem passasse por ali tivesse uma experiência agradável sem se sentir obrigado a nada. Nem a voltar, nem a comentar. Que aproveitasse o momento. Apenas e tão somente. É claro que com os blogs do mundomiki a coisa é um pouco diferente, porque aí é “trabalho” =). Mas só um pouco diferente ;-)!

Como estava numa fase de “aprendizagem” na cozinha, comecei a fuçar foodblogs aqui e ali. Eu nem sabia que eles existiam, mas, um belo dia, dando uma “googlada” em “salada niçoise“, caí no blog da Karen, o Kafka na Praia. A partir desse dia, fiquei viciada, e comecei a expandir meus horizontes visitando os blogs das blogueiras que deixavam comentários no Kafka. Primeiro, eu ficava quietinha, só espiando o movimento. Até que, um dia, também fiquei com vontade de abrir o meu próprio blog com coisinhas de cozinha =D! Foi também quando saí da casca e resolvi dar as caras num primeiro comentário no blog da Karen (rs)!

Blogar é um vício. Um vício delicioso! Foi, pois, através do Kafka que pude conhecer também as queridas Valentina – do maravilhoso Trem Bom, uma brasileira que, há 18 anos mora na Inglaterra – e Akemi – do impecável Pecado da Gula, outra brasileira que, há também 18 anos mora no Japão. Seus blogs são caprichadíssimos e deliciosos de se ler. Cada uma com suas peculiaridades, seus dias bons e ruins e seus quitutes e histórias que são puro deleite. Mesmo os que não dão certo (afinal, mesmo o cozinheiro mais experiente tem seu “bad cook day” ;)!

Em parte, foi por causa dessa febre repentina pelos blogs e por conta dessas amigas maravilhosas que fiz que o mundomiki surgiu. Ele é um projeto do coração em que eu passei a acreditar como algo que valia a pena porque juntava muitos pedacinhos da minha vida. Como dizia Clarice Lispector, juntava várias das minhas “encarnações nesta mesma vida” (*). E, certamente, a parte dos blogs do mundomiki teve sua primeira sementinha ali e junto com essas amigas queridas.

Apesar de eu – malhereusement – não ter mais tempo de me deleitar diariamente em seus bloguinhos, faço questão de deixar aqui uma homenagem a elas, que moram em meu coração e que já tive o prazer de encontrar ao vivo – com exceção da Akemi, mas ainda tenho fé de que, um dia, ainda teremos esse prazer! E também minhas desculpas públicas por sumir de seus blogs, mas de quem nunca – nunca mesmo – me esqueço!

Ah, sim! Quase ia me esquecendo, se você quiser ler a matéria da Karen sobre o mundomiki, é só seguir este link!

Aproveito para avisar que a Akemi também “entrou na dança”, leia mais sobre ela numa outra matéria da Karen, clicando nesse link! Akemizinha, adorei, finalmente, conhecer o seu rostinho, você é encantadora e doce assim como se mostra em seu bloguinho!

Finalmente, agradeço imensamente à Karen pela oportunidade e gentileza! Domo arigatô, Karen-chan!

Bisous para as três,
Love,
Miki

(*) Amo Clarice Lispector! A história aí de cima é que, uma vez, lendo uma coletânea de crônicas sua, descobri que ela “dividia” a sua vida em várias vidas. A crônica se chama “O primeiro livro de cada uma de minhas vidas”. Eu achei a proposição dela genial: descrevia maravilhosamente a minha vida também. Olho para trás e sou capaz de ver meus vários eus do passado =)! Desde então, desavergonhadamente, apossei-me da metáfora que ela criou e venho-o usando alegremente hihi.


SERVIÇO
» Aprendendo a Viver, de Clarice Lispector, uma compilação de suas crônicas publicadas no Jornal do Brasil
» Folha Obara
» Kafka na Praia, o foodblog da Karen
» Pecado da Gula, o foodblog da Akemi
» Trem Bom, o foodblog da Valentina


2 Responses to “mundomiki no folha obara!”

  • Fico muito legal entrevistá-la, Miki! Fiquei muito feliz quando aceitou, pois foi minha primeira experiência “jornalística”. :)

  • =) ah, que bom, karen!
    vc está a cada dia melhor!

    bjs e sucesso!
    miki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *