Junko Mizuno

On September 7, 2006 by miki

Toda feliz fiquei quando o Cris me contou que havia uma expo da Junko Mizuno rolando no IED.

Já tinha ganhado o mangá “Cinderalla” do Gumpa, lido as orelhas e fiquei muitíssimo interessada em conhecer mais sobre o trabalho da moça.

Até convidei a Denise para ir comigo na expo. Porém, chegando lá… decepção (Denise, nem comentamos sobre isso, mas eu achei péssimo!)… Uma montagem paupérrima, conteúdo zero… Sinceramente, eu que mal conheço o trabalho da moça não vi novidade alguma na exposição! As pranchas – ampliações gigantes – eram simplesmente recortes do mangá “Cinderalla” e de outros trabalhos que estão disponíveis no site dela. * Disappointment * … vraiment… *

Mas, se já estava ruim, a meus olhos pôde piorar um pouco mais quando a Marcinha (que estuda no IED) me contou que a Junko em pessoa esteve presente na abertura da expo… Nossa, ela deve ter achado que aqui era, realmente, o terceiro mundo… * suspiro… *

Bom, a expo pode ter sido um fiasco, mas o mangá (apesar de ter um preço alto para um mangá – cerca de R$ 30,00) é bem bom. A estética, as cores, os desenhos, o enredo, as personagens, a releitura dos contos de fada, o tão falado estilo kawaii (fofinho, meigo) com a parte noir (grotesco) da coisa me pareceu uma mistura que retrata muito bem a contemporaneidade e que vale a pena – ao menos – ser conhecido.

Ainda não tenho opinião formada à respeito do trabalho dela em si, essa coisa da coqueluche sempre me deixa com um pé atrás… mas, lendo esse primeiro mangá, fiquei com vontade de conhecer mais sobre ela.

Ah! Um último comentário: um estímulo a mais para eu querer conhecer o trabalho da moça foi o que falava uma das orelhas (nossa, essa frase ficou bizarra!): “… sua lista de influências pode variar de nomes de destaque da vanguarda japonesa, como o escritor Haruki Murakami e o artista plástico Takashi Murakami…” Eu sou fã dos dois ;-)!

SERVIÇO
Mostra Junko Mizuno
IED – Istituto Europeo di Design
31 de agosto a 8 de setembro
seg a sex das 9h às 18h. sáb das 9h às 13h.
Rua Maranhão, 617
Higienópolis – São Paulo – SP – Brasil

Cinderalla
Formato: 14×21
Páginas: 146 de miolo (colorido, incluindo 1 pág. c/ 24 adesivos)
Disponível na Comix -> RECOMENDO NÃO LER A PARTE INICIAL, ONDE O INFAME CONTA A HISTÓRIA TODA!
R$ 29,50

o site da moça
http://www.mizuno-junko.com/


A imagem que ilustra esse post tem a intenção de disseminar o trabalho de Junko Mizuno.
Todos os direitos são reservados aos seus respectivos proprietários.


Leave a Reply

Your email address will not be published.