estudo para “a concubina e a grilo” iv

On December 5, 2008 by miki

ainda infeliz com o resultado das pinturas para “a grilo e a concubina”.

tanto o estudo iii quanto o iv eram para ser “definitivos”, mas como tenho ressalvas, sigo tentando.

para o iii, resolvi introduzir a colagem que eu já queria desde o começo. queria colagem com jornal e achei que tinha tirado a sorte grande quando achei um anúncio de companhia aérea que trazia vários ideogramas de chuva, sol, estrela, lua, água…

minha infelicidade já começou com o tom que usei para a parede. ficou muito ocre e nos meus estudos, a cor era mais alaranjada. outra coisa que me incomodou é que a pintura ficou pastosa e eu queria aquela atmosfera aquosa típica da aquarela… pra completar, o amarelo da gaiola do grilo ficou com excesso de tinta provocando uma mancha craquelada. também não gostei do resultado final da colagem. o contraste ficou estranho… pra não dizer que odiei tudo, gostei um pouco da árvore, o pintadinho do rosa e a pintura da carpa.

o estudo iv fiz na aula de desenho (fato raro para os últimos acontecimentos, pois eu vinha trabalhando incessantemente no bordado do pavão – que ainda não postei aqui) depois de mostrar os estudos anteriores e de ter discutido com o prof e o pava. o prof me propôs um desafio de fazer um novo desenho e eu topei, estava cheia de energia para continuar, rs.

embora tenha gostado bastante da composição, fiquei insatisfeita com o jogo de cores, parede, papel da janela e luz da gaiola tendendo tudo para o mesmo tom. a madeirinha da janela também e, no fim, tentei consertar fazendo um fio marrom, mas também não resolveu. fora a caca que acabei fazendo na pintura da carpa. pressa de não esperar a tinta (que pus demais) secar… engraçado que a água do laguinho que eu não tinha gostado a priori por considerar ‘um erro’, agora gosto. a gaiola também não tinha gostado, mas assim com essa luz que ela fica bem bornay, amei, rs.



a concubina e a grilo, estudo 4
02.dez.2008
lápis e aquarela s/ papel
42,5 x 31,5 cm


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *