elton medeiros e márcia cantam cartola

On November 28, 2008 by miki

para ler ouvindo: sala de recepção

sesc pompéia, casa cheia. palco simples, figurinos e iluminação idem. noite de lançamento do cd “cartola: elton medeiros e márcia” e do livro “cartola: semente de amor sei que sou, desde nascença” de arley pereira.

ao fundo, uma orquesta completa: 2 violinos, viola, cello, contrabaixo. ao lado, bateria e percussão. logo ali cavaco e violão e, para finalizar, os sopros: trompa e flauta.

entram elton medeiros e márcia. elton medeiros, assumo minha ignorância, não conhecia. márcia, já conhecia, mas pouco, do lindo box “acerto de contas”, do paulo vanzolini. aliás, a voz dela é mesmo linda e não foi à toa que vanzolini deu “ronda” para ela gravar (li em uma reportagem que ele odeia a versão de maria bethânia para a sua música). eu discordo, mas daí já são outros 500 =).

elton medeiros foi parceiro de cartola (daí o show em comemoração ao centenário de nascimento dele) e de muitos outros sambistas ilustres, tendo gravado, inclusive, um álbum com o príncipe do samba, paulinho da viola.

o show começou com o maestro (sim, muito chique, o maestro théo de barros conduzia a orquestra) e a orquestra no palco e os dois cantores. eles começaram cantando “sala de recepção”, composição de cartola e, ao final, márcia se retirou. elton medeiros já é um senhorzinho (78 anos), e, embora a voz esteja judiada, o show foi lindo. ele cantou cerca de metade das músicas sozinho quando, então, chamou márcia de volta ao palco e se retirou, sendo auxiliado por alguém (do backstage, imagino eu) com as escadas.

a voz de márcia é linda e gostei do formato que privilegiou a voz: não só a orquestra e o maestro seguiam as partituras como márcia e elton medeiros também. nada de movimentos exagerados ou artificiais no palco. alguém poderia até achar pobre. eu achei bom poder prestar atenção à voz maravilhosa de márcia e a cada um dos instrumentos.

lá pelas tantas, o maestro sentou-se no centro do palco, onde o esperava um violão e acompanhou márcia na bela “as cordas de aço”. problemas com a amplificação do violão não estragaram o número: o maestro foi de uma elegância sem par, sem dar piti, continuou tocando e márcia, uma lady afastando o microfone para não encobrir o dedilhado baixinho no violão, até que uma hora ela prescindiu totalmente do microfone. foi um belo número que me fez chorar.

o show continuou e, na canção “alvorada”, márcia aproximou-se da coxia, cantando de costas para a orquestra e enquanto dizia “você também me lembra a alvorada quando chega iluminando…”, ela conduz elton de volta ao palco. seguem-se mais duas músicas que eles cantam juntos e o show termina.

depois tem bis, claro, “alegria/o sol nascerá (a sorrir)”, um dos maiores sucessos de elton medeiros.

foi uma grata surpresa assistir a esse show e ainda ganhei um bônus: quem tocava flauta era teco cardoso e eu nem sabia! até tirei uma foto com ele ^.^… bons tempos de semana de arte da poli, onde tudo começou… (mas isso é história para um outro dia)

REPERTÓRIO
sala de recepção, de cartola por elton medeiros e márcia
divina dama, de cartola por elton medeiros
tive sim, de cartola por elton medeiros
sim, de cartola e oswaldo martins por elton medeiros
peito vazio, de cartola e elton medeiros por elton medeiros
amor proibido, de cartola por elton medeiros
acontece, de cartola por elton medeiros
autonomia, de cartola por márcia
o mundo é um moinho, de cartola por márcia
cordas de aço, de cartola por márcia
as rosas não falam, de cartola por márcia
não quero mais amar a ninguém, de zé da zilda, cartola e carlos cachaça por márcia
alvorada, de cartola, carlos cachaça e hermínio bello de carvalho por márcia e elton medeiros
alegria/o sol nascerá (a sorrir), de cartola/cartola e elton medeiros por elton medeiros e márcia

ORQUESTRA
arranjos, regência e violão théo de barros
violino mayra moraes (?)
violino nélson rios (?)
viola ricardo kubala (?)
violoncello adriana holetz (?)
contra-baixo gabriel bahlis (?)
bateria douglas alonso
percussão eduardo ribeiro
cavaco milton de mori
violão ricardo barros
trompa mário rocha (?)
flauta teco cardoso

direção e produção pelão
assistente de produção felipe bispo


SERVIÇO
Elton Medeiros e Márcia Cartola
Sesc Pompéia

27 e 28.nov.2008
21h

rua Clélia, 93
Pompéia – São Paulo – SP – Brasil
[11] 3871-7700

R$ 4,00 a R$ 16,00

email@pompeia.sescsp.org.br
http://www.sescsp.org.br



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *