design japonês no masp

On January 11, 2007 by miki

a tarde escaldante não me desanimou. além de um motivador inimaginável, eu estava de olho nessa expo e ela acaba neste finde. então, pus a mochila nas costas, os óculos (muito) escuros, peguei o guarda-chuva de joaninha e rumei para o masp.

trata-se de “design do japão hoje 100”. é um apanhado do design industrial do japão com 100 objetos. na verdade, fiquei um pouco decepcionada, achei a expo bem pequetitica. ocupa uma sala pequena no 1º andar do masp, mas é bem montada, tem um guia explicativo muito bom com nome da peça, categoria, ano de fabricação, escritório e designer que fez cada peça. e ainda um outro livreto todo colorido, com foto e uma pequena descrição. pelo menos, o material gráfico foi muito bem feito!


o bacana é que, sem saber, fui exatamente no dia em que a adélia borges (um dos nomes fortes em estudo de design no brasil) dava uma palestra sobre o assunto. e cheguei bem na hora (eita, menina rabuda!). a adélia fez um apanhado geral sobre o design japônes passando por história, objetos, moda, interiores, móveis etc. ela passou 2 meses em tóquio e kyoto com uma bolsa da fundação japão entrevistando 58 designers.

não sei se estou ficando velha e chata, mas achei tudo meio chocho. uma ou outra info da palestra foi interessante, mas, no todo, não achei nada espetacular. eu esperava um pouco mais de alguém que é especialista na área. em moda, por exemplo, ela não citou os criadores mais expressivos do momento como a rei kawakubo, o yohji yamamoto ou o junya watanabe. mas, por outro lado, ela ressaltou as questões da miniaturização pelas proporções diminutas do japão, o apreço com a qualidade, a busca da perfeição e especialmente a questão da tradição e da inovação, termos tão banalizados hoje mas que, para o japão, na minha opinião, fazem todo o sentido.

[criado-mudo mutante, muito legal!]

Serviço
Design do Japão Hoje 100
Museu de Arte de São Paulo

12.dez.2006 a 14.jan.2006 [ter a dom | 11h às 18h]
entrada: R$ 15,00.
Av. Paulista, 1578 – Cerqueira César – São Paulo – SP


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *