capítulo 1 de “o jardim dos sonhos das mikokeshis”

On May 21, 2008 by miki

Fui convidada para escrever (e ilustrar) um novo conto para o Brincando na Rede (o site para crianças do Banco Real). O pedido era escrever uma história que tivesse algum link com o centenário da imigração japonesa para o Brasil.

Num primeiro momento, fiquei felicíssima com o convite! Imagine, ainda mais com essa temática, parecia perfeito!

Porém, conforme o tempo foi passando, um desespero foi tomando conta de mim! Por mais que eu pensasse em que tipo de história iria contar, nada parecia exatamente adequado. Ou melhor: nada parecia se encaixar onde deveria se encaixar… E parecia que quanto mais eu pensava, em pior situação eu ficava. Sempre tive esses bloqueios criativos, é uma sensação muito ruim, mas até que acho que aprendi a lidar um pouco com ele… Deixo ele ali, de lado, vou fazer outra coisa, depois volto, insisto mais um pouco, vou pensando em background até que uma hora parece que as coisas voltam a fluir. Mas, dessa vez, foi meio terror. O prazo estava muito próximo e nenhuma idéia me agradava.

Então passei pro mode “desespero”, i.e. pensar na contingência (a coisa tava tão preta que nem contingência eu tinha). Bom, decidi que a contingência seria uma outra história com as mikokeshis como protagonistas. E, a partir daí, fui pensando, pensando e não estava exatamente convencida de que era “a história”, mas, ao menos, estava ok. Decidi contar a história pregressa das mikos, ou seja, como é que elas foram parar no mundomiki, por que elas foram escolhidas para cuidar do jardim dos sonhos e como ele nasceu.

A historinha tem atualizações quinzenais e o capítulo de estréia de “O jardim dos sonhos das mikokeshis” foi ao ar na quinta-feira passada (15.mai.2008).

Cheguei à conclusão de que a minha dificuldade em encontrar um tema que satisfizesse minhas exigências é porque considero meus conhecimentos sobre a cultura japonesa pífios. Junte-se a isso o fato de eu já ter desenvolvido o projeto das mikos que é fortemente calcado nesse assunto e me vi rodando em círculos.

Continuo a estudar a cultura japonesa. Quanto mais estudo, mais sinto vontade de me aprofundar. É fascinante! Além do que, são minhas raízes. Raízes que reneguei por tanto tempo, mas espero recuperar o tempo perdido!

Espero que vocês gostem de saber a história pregressa das mikokeshis! Estou animada com o projeto, muito embora a carga de trabalho criativo pareça sugar todas as minhas forças. A semana está pelo meio, mas me sinto bastante cansada depois de escrever dois capítulos, fazer as ilustras do sonho perdido (ainda em andamento, ooops), além das pesquisas para continuar desenvolvendo o projeto!

Mas, quando vejo o post no ar e as ilustras no Flickr me dá aquela sensação boa, preenchedora e orgulhosa (no bom sentido) de “dever cumprido” que não se substitui por nada.

Leia o livrinho aqui!


4 Responses to “capítulo 1 de “o jardim dos sonhos das mikokeshis””

  • Miki, linda!
    Obrigada por compartilhar essas experiências. Elas nos dão coragem para enfrentar os nossos próprios obstáculos! Desejo que esses “inevitáveis obstáculos” façam parte da sua caminhada como novas descobertas e novos “voar”!
    Continue sempre :) e longevidade ao mundomiki!
    BjO no seu coração!

  • fofolete!
    adorei a foto do seu profile hihi.
    acho q compartilhar as dificuldades ajuda a quem compartilha pela possibilidade de encontrar histórias semelhantes e a quem lê pela “solidariedade” de não se sentir só num momento difícil!
    tb desejo longevidade aos seus projetos e q a nossa amizade continue cruzando mares, tempo, distância =)!

    beijinhos,
    miki

  • Viu como deu certo! ;)

  • =) querida karen!obrigada por todo apoio e torcida! em dias cinzentos, isso é tudo o que nos faz ir em frente!

    beijinhos e bom finde,
    miki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *