Belezas possíveis

On November 17, 2006 by miki

Digamos que é a segunda edição de exposição de joalheria que ocorre no Antiquário Sasson dentro de um mesmo espírito. A primeira foi no ano passado e se chamava “Os Pioneiros” e era uma homenagem aos primeiros joalheiros-artistas que desenvolveram e ainda desenvolvem esse trabalho no Brasil.

Em comum, além do espaço físico, a curadoria em conjunto de Michael Striemer e Renné Sasson.

O espaço que Renné possui é muito agradável, dois sobrados que viraram um incrustado numa vilazinha escondida nos Jardins. As pinturas, as escadas, os espaços abertos, tudo é muito lindo e bem cuidado. Nesse espaço, jóias e antigüidades convivem pacificamente por alguns dias em total harmonia.

O vernissage, no último domingo, foi muito pródigo com desfile de trajes (Glaucia Amaral, Mariko Kaneko e Carolina Striemer) e jóias e show de música instrumental brasileira com o Triálogo (Débora Gurgel, Itamar Collaço e Pércio Sapia), além de bebidinhas e comidinhas. O tempo colaborou lindamente, muito embora isso dificultasse um pouco a vida das modelos e dos fotógrafos, debaixo de um sol escaldante. É, vida de modelo não é fácil!

Gostei do formato do desfile em que a passarela não era definida e as modelos passeavam entre o público, andando na parte de fora do sobrado e também dentro da casa. Porém, como tudo na vida, o outro lado é que o público talvez tenha ficado mais disperso e, com certeza, é um trabalho mais difícil para as modelos. E também para os fotógrafos, já que é mais complicado conseguir uma foto “limpa”, com um enfoque mais centralizado nas peças e modelos.

De toda maneira, só pelo fato de propor um evento na área de joalheria totalmente diferenciado do que se tem hoje no Brasil, acho a iniciativa absolutamente incrível e fico ainda mais feliz por poder participar dela!

A curadoria foi muito boa e não vou me furtar de dizer que as minhas preferidas foram o colar do Salvador, praticamente uma escultura de pescoço; o Carambolim do Pava, o qual vocês já puderam ter uma prévia neste blog, trabalho absolutamente maravilhoso, um acontecimento com mil possibilidades de exposição sobre o corpo; o anel de acrílico do Zé Roberto e a janela da Ulla.

[Carambolim por Pava (E) e colar do Salvador fazendo bonito lado-a-lado | foto por Gumpa]

Merecem destaque ainda as nuvem de Guilherme Werneck: esculturas poéticas e flutuantes em branco. Adorei. E também o diorama construído pelo Salvador de um ateliê de joalheria com micro-objetos que funcionam de verdade! Todo joalheiro que passou por ali quis levá-lo para casa!

A expo ainda conta com guaches de Tuneu e macramês de Mitsue Hosoido.

Os artistas convidados para expor, além da Renné e do Michael, são: Ana Passos, Cecil Mattar, Claudio Pavanini, Daniel Ponso, Juliana Eigner, Kdú Fidelis, Mariana Amorim, Miki W., Nina Seincman, Paula Schnapp, Prata da Mata, Reny Golcman, Salvador Francisco Neto, Ulla Johnsen, Zé Roberto Wolff.

Vai lá! É só imprimir o convite abaixo e apresentar na porta.

[clique na imagem para ampliá-la]

Michael, parabéns por mais essa iniciativa. Espero que os seus sonhos continuem a se tornar realidade. Muito, muito, muito obrigada por me aceitar como aprendiz, pelas trocas e ensinamentos e ainda por me apresentar a uma pessoa maravilhosa a quem admiro e amo muito, a Ulla!

SERVIÇO
Belezas Possíveis
Antiquário Sasson

12.nov.2006 a 02.dez.2006
[seg a sex | 10h às 18h, sab | 10h às 15h]
03.dez.2006: encerramento [14h às 18h]
entrada: gratuita, mediante apresentação do convite.
Al. Lorena, 1174 casa 03 – Jardins – São Paulo – SP
[11] 3061-3351 | [11] 3086-0979

BÔNUS TRACK
» fotos do vernissage por Gumpa


5 Responses to “Belezas possíveis”

  • Miki, o broche de peixinho é seu?
    Acho que eu sou mais conservadora, gostei do broche (claro!), dos brincos e do colar com folhas….

  • karen, se for o do balloonfish meio assassino (rs) com fios-caraminholas e olhão de quem tá chapado (+ rs) é o meu sim! é uma série que se chama “bichos do fundo do mar”. fiz umas fotos meio mambembes (nem de longe chegam aos pés das do gumpa) e pretendo postar sobre isso em breve!

    bjs! miki

  • Miki,
    seu texto é muito bom….
    mas acho que devo discordar de um ponto de vista seu ao colocar que o desfile foi difícil de ser fotografado…..
    As fotos do Gumpa provam o contrário…..
    maravilhosas…..
    beijos Michael e Ula

  • Miki! Encontrei o trabalho dessa moça, não sei se vc já conhecia, mas eu adorei: http://www.flickr.com/photos/oficinad-encantar/320445124/beijo, saudades!
    Lu

  • Olá!
    Parabens pelo seu trabalho!
    Gostaria de convida-lo a conhecer o meu!
    Um otimo dia
    Atelier Carlos Casnati

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *