soldado de paus

On January 16, 2008 by miki

“Primeiro vieram dez soldados carregando paus.”

[cartazete do look nas mãos de leonor/jennifer santos]

Quando comecei a pesquisa iconográfica para “Alice Wannabe”, uma das primeiras imagens que me vieram à mente foram os naipes do baralho. Porém, apesar de imensamente lembradas quando se fala em Alice, as cartas aparecem apenas em parte da história, além do mais, eu não queria ficar presa um só esse elemento.

De todo modo, fiz uma pesquisa um pouco mais aprofundada para entender a origem desse elemento. Descobri que eles estavam ligados à representação das castas sociais, onde Copas era o clero; Ouro, a burguesia; Espadas, os militares e Paus, os camponeses. Valete, Dama e Rei, representados respectivamente pelas letras J, Q e K são provenientes de suas denominações em inglês, isto é Jack, Queen e King.

Na história de Carroll, os soldados da Rainha de Copas são do naipe de paus. Eles são maltratados até não poder mais e estão sempre temerosos de que a cruel dama mande que lhes cortem as cabeças.

Um traje de infantaria muito me agradava, de modo que não foi difícil decidir que um soldado de paus entraria pra coleçã.

[primeiro esboço]

Fiz pesquisas de trajes da guarda real na era vitoriana, mas não encontrei muito material à respeito. De modo que acabei me baseando em uma das únicas referências. Gostei bastante do resultado, achei que ficou bastante fidedigno. O que eu mais gosto neste traje são os detalhes de (falso) abotoamento e o rabo da casaca que avança ligeiramente para a frente.

No esboço original, eu tinha planejado uma faixa cruzando em “xis” sobre o peito da casaca. Ela seria toda bordada com o símbolo de paus. Eu até cheguei a executar, mas achei que ficava informação excessiva e acabei abrindo mão dela. Ainda assim, gosto muito do bordado da faixa.

[yurika posando com a faixa do traje]

Uma coisa que me incomoda um pouco, tanto nesse traje quanto no “Lacaio de Libré”, é o caráter bidimensional que as roupas têm. Como as roupas que eu fazia até então. Acho que por serem trajes que não tinham saia, acabaram excluídas dessa nova modelagem que comecei a praticar aqui na coleção “Alice Wannabe”. A calça do “Soldado de Paus” tem uma evolução sobre a do Lacaio, sendo mais tridimensional. Gosto mais.

[senhor yoshifumi como soldado de paus ~ foto por ethnocentrics]

Contei com a ajuda do Rossetton na costura desse traje. No meio da maratona pra deixar tudo pronto pro desfile, entre cenários, modelos e tudo o mais, o Marcos ainda arranjou um tempinho pra me ajudar. Tks, Marcos!!

A escolha das cores partiu do vermelho (quem não se lembra dos “soldadinhos” da Rainha com aqueles enoooormes chapéus “de pelúcia” – rs – pretos na cabeça???). E, pra fazer contraponto, vieram o marrom e o mostarda, este último remetendo a adereços dourados.

A escolha do modelo

Gosto de pensar no Yoshi como um soldado. Acho que sua personalidade taciturna combinaria com essa ocupação. De todo modo, creio que ele, no fundo, estaria infeliz, já que, em essência, ele é um artista. De qualquer maneira, ele ficou muito elegante de soldado de paus, vocês também não acham ;-)?

Uma cena

“Primeiro vieram dez soldados carregando paus; tinham todos o mesmo formato dos três jardineiros, eram alongados e chatos, com as mãos e pés nos [sic]. Em seguida, os dez cortesãos; estes estavam enfeitados com losangos vermelhos da cabeça aos pés e caminhavam dois a dois, tal como os soldados. Atrás vieram os infantes reais, eram dez, e os queridinhos vinham saltitando alegremente de mãos dadas, aos pares: estavam todos enfeitados com corações. Depois vinham os convidados, na maioria Reis e Rainhas, e entre eles Alice reconheceu o Coelho Branco: falava depressa, nervosamente, sorria de tudo que era dito e passou sem a notar. Seguia-os o Valete de Copas, transportando a coroa do Rei numa almofada de veludo vermelho; e por fim, fechando esse grande cortejo, VIERAM O REI E A RAINHA DE COPAS.”

Lewis Carroll in Alice no País das Maravilhas

Cenas do próximo capítulo

E você acha que o Grifo era uma invenção de J.K. Rollings?
Venha descobrir na próxima quarta!

[a seguir… ~ foto por ethnocentrics]

BÔNUS TRACK
» Veja mais fotos do sétimo look @ mundomiki’s flickr


One Response to “soldado de paus”

  • Miki, que legal essas suas pesquisas! Vc pode me indicar um livro que fale da evolução da moda no último século, preferencialmente no Brasil?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *