3a edição do ziguezague

On January 21, 2008 by miki

a querida cris mesquita é a responsável, como ela mesma gosta de dizer, por “inventar” o evento ziguezague lá no mam-sp.

e o que é o ziguezague? é uma proposta de discutir arte e moda – através de uma parceria entre mam e senac – durante a semana em que ocorre o spfw através de debates sobre desfiles incríveis, conversas transversais e oficinas transitivas!


o evento é sempre interessante e uma possibilidade de discutir seriamente sobre moda, num país onde essa cultura ainda está engatinhando. um presente enorme para aqueles que se interessam pelo assunto.

na abertura, raríssima oportunidade de ver “caderno de notas sobre roupas e cidades”, onde win wenders dá a sua visão do processo criativo de yohji yamamoto. e, ainda por cima, com comentários da arquiteta ludmila brandão e mediação da própria cris. desde a primeira vez que a cris tinha comentado sobre esse filme, fiquei curiosíssima em assistir, mas nunca tinha tido a oportunidade. apesar de caótico, adorei o filme. ficou a vontade de ver de novo. e de novo. e de novo. para conseguir entender tudo direitinho.

no dia seguinte, fiz a oficina do rogerio cavalcanti. as oficinas transitivas tiveram como tema “fotografia de moda” e a proposta do rogerio era um olhar inusitado sobre um desfile, fugindo da imagem “perfeita” que os fotógrafos do pit são pagos para captar com um olhar absolutamente comercial (o que não está errado também, que fique bem claro!). é que ele desenvolveu um trabalho de vários anos com esse olhar, fotografando com filmes vencidos, cuspe na lente, filtros não-usuais e por aí afora. um trabalho incrível que teve seu reconhecimento dado pelo próprio paulo borges que o convidou a expor por ocasião dos 10 anos da spfw.

eu fotografei o desfile da uma, adorei a experiência (apesar de não ter muita paciência com as câmeras, rs!) e fiz uma seleção das fotos que mais gostei no meu flickr.

no domingo, encerramento do evento, fui assistir ao debate “moda e arte: diálogos e desvios – trajetória de exposições que fizeram dialogar criadores de moda e obras de artistas integrantes do acervo do mam” com o pesquisador marco antônio ramos vieira e o curador ricardo resende, com mediação da jornalista de moda biti averbach. confesso que achei o debate um pouco confuso, mas não dá para ser tudo 100%, não é mesmo?

mas o que importa é que, no geral, o evento foi ótimo e é um presente ter pessoas que batalham para proporcionar esse tipo de experiência ainda mais sendo gratuito!

que muitos mais venham e que muito mais pessoas se interessem.

meus agradecimentos à cris, thais, ana e leo do educativo, rogerio, biti, marcos, ludmila, ricardo, marco antônio! e a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que o ziguezague se tornasse realidade.

BÔNUS TRACK
» veja as minhas fotos da oficina do rogério no meu flick


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *