1ª Mocotoy – Mostra Coletiva de Toy Art Brasileira

On September 22, 2006 by miki

Botei a mochila nas costas e rumei a pé para a Galeria Melissa (para fazer a minha parte – felicíssima – na Campanha Dia sem Carro). Foi um ótimo passeio, com olhares sobre as árvores que podemos desfrutar na cidade, lojinhas bonitas para namorar e muitas cores – seja nas roupas alegres das pessoas, seja na banquinha de frutas frescas – de dar água na boca a despeito de tudo – do ambulante parado na esquina.

A galeria é um desbunde, desde a entrada com um mural gigante e teto “de vidro” que deixa a luz passar até os displays utilizados para cada “sapato de cinderalla” – rs. Uma loja-conceito, modelos lindos-de-morrer de melissas variadas. Fiquei apaixonada por um modelo da Thais Losso muito divertido que me fez lembrar uma melancia: é que ele é vermelho com “sementes” pretas e um botão maravilhoso.

A expo permeia o ambiente dividindo espaço com as melissas. Eu estava especialmente curiosa para ver o trabalho da Nina (cujos grafites – assim como os d’osgemeos – eu amo), do Studio Ragdoll (que eu só conhecia de revistas e da net) e do Flip (cuja expo eu queria muito ver, mas perdi… adoro sua personagem de cabeça quadrada, geralmente branca e de olhos em zigue-zague).


[solito por silvana mello]

Apesar de não ser muito grande, gostei bastante da mostra. Agradou-me a montagem, o cenário e a iluminação , percebe-se que houve uma preocupação com isso, o que, infelizmente, às vezes não acontece em espaços cuja atividade fim não seja fazer exposições.

Também achei equilibrada a diversidade das obras em si. E fiquei com um gostinho de quero mais, principalmente pelas bonecas da Nina que eu vi apenas uma única vez em uma reportagem da revista Simples (#24, pág. 36).

Minhas obras preferidas foram “Solito” e “Menina com Cachorro” de Silvana Mello, a boneca da Nina e “Jackson” do Studio Ragdoll.

A art toy está despontando no Brasil, seguindo uma tendência já presente em países como Japão e Estados Unidos. Há uma matéria sobre esse assunto na Simples que está nas bancas (#37, pág. 80).

» Veja fotinhos da expo

E vai lá!

SERVIÇO
1ª Mocotoy – Mostra Coletiva de Toy Art Brasileira
artistas convidados: Andrea de Lelis (SP), Andrea May (BA), Ash (SP), Beto Shibata (SP), Carla Barth (RS), Daniel Mazer (PR), Felipe Yung a.k.a Flip (SP), Fran Sperb (SP), Nina (SP), Nunca (SP), Paulo Stolfo (PR), Rodrigo Yokota a.k.a. Whip (SP), Reis Magos (DF), Silvana Mello (SP), Studio Ragdoll (SP), Sincronica (SP), Titi Freak (SP), Toscotoys (SP)

Galeria Melissa
16.set.2006 a 16.out.2006 [seg a sex 10h às 20h | sáb 10h às 18h]
Rua Oscar Freire, 827 – Jardins – São Paulo – SP – Brasil
[11] 3083 3612

www.melissa.com.br


Este post tem a intenção de disseminar o trabalho dos artistas e da Galeria Melissa. Todos os direitos são reservados aos seus respectivos proprietários.


One Response to “1ª Mocotoy – Mostra Coletiva de Toy Art Brasileira”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *